Sequência - também conhecida pelo termo em inglês, sequel, é o mesmo que uma continuação, ou seja, uma trama volta a partir do ponto onde parou. Exemplo: a sequência da série Dallas em 2012, retomando a saga iniciada em 1978.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYGx29LKTNK3fV3yFOkeaJOVoxlkII4x20-TF5vyk0PpBHO1wTEBj1juxt_rXle2NfFU6Ndebc1Hbie_EcvAMOe_QeO2PDij_-o6ZdJRTomc3Uo8LUw3SoluSJm15bROIHJOug3daN6iSu/s400/DAllas+1978+e+2012.jpg)
Prelúdio - ou prequel, conta uma história que aconteceu anteriormente a um filme (ou filmes) que já foi lançado.
Exemplo: os eventos de Hannibal - A Origem do Mal (2007) são anteriores aos mostrados nos outros filmes com o personagem Hannibal Lecter: Dragão Vermelho (1986), O Silêncio dos Inocentes (1991), Hannibal (2001) e Dragão Vermelho (2002).
Interessante citar que o filme Dragão Vermelho de 1986 é praticamente desconhecido do grande público. "Esta é a primeira adaptação do livro Red Dragon de Thomas Harris para o cinema e também a primeira aparição do personagem Hannibal Lecter, aqui interpretado por Brian Cox. A história tem como personagem principal o agente do FBI Will Graham (William Petersen) que precisa da ajuda do Dr. Hannibal Lecter (Brian Cox), que está preso, para tentar a captura do serial killer chamado A Fada dos Dentes, na realidade Francis Dolarhyde (Tom Noonan)." O Dragão Vermelho, remake de 2002, "é a versão da mesma história do filme de Michael Mann de 1986 que saiu do papel para tentar levantar a série, pois o filme Hannibal feito um ano antes por Ridley Scott acabou exagerando na dose da violência, deixando de lado o suspense psicológico do clássico O Silêncio dos Inocentes. Apesar de Ratner não ser especialista em suspense, ele consegue bom resultado mostrando o agente do FBI Willl Graham (Edward Norton) sendo chamado de volta pelo seu antigo chefe (Harvey Keitel) para tentar fazer com que o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) coopere na busca do assassino tatuado Fada dos Dentes (Ralph Fiennes), o que ele aceita em troca de algumas regalias. Os eventos deste filme acontecem antes do ocorrido em O Silêncio dos Inocentes." (Fonte do texto entre aspas: Cinema - Filmes e Seriados)
Logo, Dragão Vermelho também é um prelúdio, do filme O Silêncio dos Inocentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCx2v29CiVXcVOIDF5q-BK9JHomYa9jp-SlZwX7J1A3RTi6VcPUMmg53pugHhKV1VA_kPVanifR7c4s6NOvV7g3IJITKJ_GDpo94gXWmzRhWKlrzS4UCDRdOwi6MbTOT0ZoTYDWNDypqj1/s400/Hannibal+Rising.jpg)
Remake - termo em inglês, significa refazer. Nesse caso, pegam um trabalho antigo e o refazem com novo elenco e algumas modificações, mas respeitando a trama original. Há bastante tempo, a indústria cinematográfica vem apelando para esse recurso, a refilmagem (talvez pela falta de bons novos roteiros).
Os exemplos são inúmeros mas vou ficar com esse: Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers) - O clássico de 1956 de Don Siegel já teve três remakes. O primeiro foi rodado em 1978, intitulado igualmente como Invasion of the Body Snatchers (Invasores de Corpos), de Philip Kaufman. O segundo, Body Snatchers (Invasores de Corpos - A Invasão Continua), dirigido por Abel Ferrara em 1993 e o terceiro, The Invasion (Invasores), realizado em 2007.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU6uII0Cci4O1n7CRR5FEJvIwYnb61fp2jYyoQRhRs27b4tvAQXCU9hh-23r4eoUym67QAn3dKiFr0sIlW6DFP0mg8PfQJ25bt9i-3AwYSoFyo_AFrJVGdelwZXXrZm8ewKxqXgbmOD3U5/s400/invasores+de+corpos+remakes.jpg)
Reboot - significa reiniciar, no sentido de descartar toda continuidade anterior em uma série e começar de novo, usando um elenco diferente e sem respeitar a trama original. São utilizados recursos como distorção da realidade ou viagens no tempo e um dos motivos de renovar e revigorar uma série de filmes é atrair novos fãs e estimular a bilheteria.
Exemplo: Depois de uma série de projetos mal sucedidos para ressuscitar Batman na tela, Batman Begins (2005) conseguiu esse feito."Batman & Robin, um dos maiores desperdícios de dinheiro da história do cinema americano, fez muitas pessoas jurarem que jamais voltariam a ver outro filme baseado no herói ou em qualquer outro personagem de quadrinhos – o filme foi tão ruim que as carreiras dos principais envolvidos nele nunca mais foram as mesmas (...) Foram precisos dois caras britânicos para recuperar a imagem do Homem-Morcego e fazê-lo voar novamente: o diretor Christopher Nolan e o ator Christian Bale. A ressurreição cinematográfica do personagem veio em Batman Begins, uma prova de que, às vezes, para se recomeçar é preciso olhar para trás e voltar ao início de algo para se recuperar a sua essência."(Fonte do texto entre aspas: O Blog que não Estava Lá)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5PzcYCEKFDoY4jCKQF7nDtqWTfEFdqZO2iwu1zaheTNNDpvFA-9FdAPmv-FTNgZdDZeQ-hbOzZfbf1Ot1aEOIz5aKoE8jpHFpIlnCXwf1T6WTrm5IpXYVb4i1hBZ6Nr-_bz2BDwUQ0GAA/s400/batman-begins.jpg)
)
Nenhum comentário:
Postar um comentário