quarta-feira, 17 de junho de 2015

Bosch, o tira durão


A produção de Bosch, pelo site de streaming Amazon, trouxe de volta a série policial de raiz, o tira durão e competente, mas que tem no fundo, um coração bobo e maleável - lembra um pouco Clint Eastwood.
Titus Welliver já fez dezenas de participações secundárias e agora como personagem principal, saiu-se bem, convenceu.
Baseada em 19 livros de sucesso publicados entre 1992 e 2014, escritos por Michael Connelly, a série apresentou sua primeira temporada com 10 episódios e já foi renovada.
Harry Bosch é um detetive da Homicídios de Los Angeles, sofre um processo por ter atirado fatalmente em um suspeito e o primeiro caso que acompanhamos com ele inicia-se com a descoberta de vários ossos de um adolescente, supostamente eliminado por um serial killer.
Nada muito sensacional, mas a história é narrada de forma enxuta, inteligente e dando vida a todos os personagens, mesmo aqueles considerados menos importantes, ou seja, existe uma estrela, mas ela não brilha sozinha.
Há diálogos bem humorados também, isso costuma logo me conquistar. Estava sentindo falta de uma investigação policial liderada por um detetive marrento.

Detalhe: quem assistir ao piloto, vai notar que a promotoria do julgamento de Bosch é representada pela advogada Sunny Chandler (Amy Price-Francis). No segundo episódio, ela desaparece, dando lugar a Mimi Rogers, sem nenhum tipo de explicação.
Outra difeença: no piloto, Bosch fuma como uma chaminé, quase não há cenas em que ele não esteja com um cigarro na mão ou entre os lábios. No segundo episódio, ele quase não fuma, demonstra estar tentando parar, chega a acender um e logo apagá-lo e também vira filão.



Explicado o mistério da "troca de advogadas"!
Existe um piloto feito em fevereiro de 2014 com a Amy Price-Francis e um primeiro episódio de 2015, igual, mesmo nome, mas regravado, com a Mimi Rogers.

Ficou assim, então:


                                           Piloto produzido em 2014



                                       Primeiro episódio, regravação do piloto acima

De qualquer forma, não encontrei o motivo da troca, mas como muito tempo transcorreu entre o piloto e a estreia, muita coisa pode ter rolado.
Particularmente, gostei mais da primeira advogada de acusação, mais malévola!

Curiosidade
O nome do personagem é Hieronymus Bosch, em homenagem ao famoso artista holandês que viveu no século 15, as pinturas dele são surreais, vale a pena conhecer. Depois, o policial foi apelidado de Harry, e acabou conhecido como Harry Bosch.

          
                   O Jardim das Delicias (Museu do Prado, Madrid), pintado por Hieronymus Bosch

Nenhum comentário:

Postar um comentário